(62) 9 8221-4030 ou (62) 9 9181-1636
Ver whatsapp
(62) 3091-2512
Ver telefone

Piso Tátil é solução para acessibilidade

Por
Solução em Consultoria 28, março 2017
equipe-especializada-em-acessibilidade

Piso tátil, trecho tátil, superfície tátil, pavimento tátil, ou podo táteis são faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção, com função principal de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Piso tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia, sempre perceptíveis por pessoas com deficiência visual e baixa visão.

A utilização de piso tátil está diretamente vinculada a Leis Federais (NBR 16537/2016), Normas Técnicas da ABNT e Decretos Municipais. E mais que cumprir leis, a aplicação de piso táteis se tornou uma questão de acessibilidade urbana, dando condições de ir e vir aos cidadãos com mobilidade reduzida, sejam crianças, portadores de deficiência, idosos ou pessoas com limitações provisórias.
Os trechos táteis podem ser, em principio constituídos de pisos táteis de qualquer cor desde que proporcionem contraste.

Existem várias cores de pisos táteis. As mais indicadas são: azul, amarela, vermelha, cinza, preta. Antes do lançamento da NBR 16537/2016, muitos eram os questionamentos com relação a cor, tamanho e outras especificações do piso tátil, já que a NBR 9050 não sanava todas essas dúvidas. Agora, com uma norma técnica específica para piso tátil, podemos seguir critérios mais precisos e detalhados, evitando a construção de ambientes com poluição tátil-visual e sem padronização, além de melhorar o uso por parte das pessoas que dependem desse tipo de sinalização para se locomover.

Assim o piso tátil na cor amarela tornou-se o mais indicado por possuir maiores índices de reflexão da luz, o que proporciona maior visibilidade e percepção por parte de pessoas com baixa visão.
No Brasil existem dois tipos de pisos táteis, descritos pela NBR 9050 como sinalização tátil do piso: Piso Tátil Direcional e Piso Tátil Alerta (“Piso de Bolinha”).

A regulamentação da obrigatoriedade do seu uso normalmente é feita no município e de forma independente, principalmente no que diz respeito a Calçada Acessível. Por exemplo: em Goiânia, Brasília, Palmas, Cuiabá, Porto Velho etc.

No Município de Goiânia, por exemplo, para obter-se o ‘HABITE-SE’ de qualquer obra, é necessária a instalação de Piso Tátil Direcional e Piso Tátil Alerta nas calçadas, pela força da Lei da Calçada, Lei Orgânica do Decreto No. 3057 , baseada pela força da Lei 8.644 do Estatuto do Pedestre.

São variadas as opções de Piso Tátil Direcional e também de Piso Tátil Alerta. No mercado de produtos de acessibilidade existem:

· Piso tátil argamassado
· Piso tátil em concreto/Ladrilho Hidráulico
· Piso tátil em PVC/Borracha
· Piso tátil por elementos Inox
· Piso tátil por elementos PVC
· Piso tátil x Insumo para instalação

A Solução Acessível , empresa de destaque em produtos de acessibilidade, é líder em Piso Tátil em Goiânia-GO, Brasília(DF), Palmas, Cuiabá Porto Velho, Rio Branco, Macapá , Araguaína e todo território nacional. Tem em seu estoque Piso Tátil Direcional e Piso Tátil Alerta (“Piso de Bolinha”), que atendem às Normas Técnicas da ABNT, bem como editoriais que orientam quanto à correta instalação do piso tátil.

CHAT

Coloque seus dados para entrar em contato

Próximo