(62) 9 9181-1636 ou (62) 9 8221-4030
Ver whatsapp
(62) 3091-2512
Ver telefone

Barras de Apoio – Segurança e autonomia a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Por
Barras de Apoio 24, março 2017
post-barra-de-apoio-para-lavatório

As barras de apoio estão ligadas diretamente aos sanitários, banheiros e vestiários acessíveis e devem obedecer aos parâmetros da Norma ABNT NBR 9050, que orienta quanto às quantidades mínimas necessárias, localização, dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível. Os espaços, peças e acessórios devem atender aos conceitos de acessibilidade, como as áreas mínimas de circulação, de transferência e de aproximação, alcance manual, empunhadura e ângulo visual.

Em estabelecimentos como shoppings, terminais de transporte, clubes esportivos, estádios, igrejas, locais de shows e eventos ou em outros edifícios de uso público ou coletivo, com instalações permanentes ou temporárias que, dependendo da sua especificidade ou natureza, concentrem um grande número de pessoas, independentemente de atender à quantidade mínima de 5 % de peças sanitárias acessíveis, deve também ser previsto um sanitário acessível para cada sexo junto a cada conjunto de sanitários. Neste contexto as barras de apoio são necessárias para garantir o uso com segurança e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem resistir a um esforço mínimo de 150 kg no sentido de utilização da barra, sem apresentar deformações permanentes ou fissuras, ter empunhadura adequada e estar firmemente fixadas a uma distância mínima de 40 mm entre sua base de suporte (parede, painel, entre outros), até a face interna da barra. Suas extremidades devem estar fixadas nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado.

Quando necessários, os suportes intermediários de fixação devem estar sob a área de empunhadura, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos. O comprimento e a altura de fixação são determinados em função de sua utilização e quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser confeccionadas em material resistente à corrosão, conforme ABNT NBR 10283, e determinação da aderência do acabamento conforme ABNT NBR 11003.

As dimensões mínimas das barras devem respeitar as aplicações definidas na Norma. O comprimento e o modelo variam de acordo com as peças sanitárias às quais estão associados
As barras podem ser fixas (nos formatos reta, em “U”, em “L”) ou articuladas. As barras em “L” podem ser em uma única peça ou composta a partir do posicionamento de duas barras retas, desde que atendam ao dimensionamento mínimo dos trechos verticais e horizontais. Já as barras articuladas devem possuir dispositivo que evite quedas repentinas ou movimentos abruptos.

Considerando todo o banheiro como uma área molhada, e não apenas o box, tornando assim o espaço menos seguro e funcional, no que se convencionou chamar de “Banheiro inacessível”.

Barra de apoio em ‘L’, Barra Articulada, Barra Angular, Barra reta, Barra de Canto, Barra fixa para piso, Barra Lateral Fixa, Barra para Deficiente Visual, Barra para Lavatório, Barra Piso Parede, Barra de Apoio para Sanitário, Barra de Apoio para Acabamento, Fixador de Porta e muito mais, você encontra na Solução Acessível, empresa especialista em Acessibilidade, que possuem toda linha de barras em seu estoque e orienta que, antes de projetar ou executar qualquer obra que vá utilizar barras de apoio, especialmente banheiro acessível, consultar a Norma NBR 9050, para atender com segurança às exigências e as necessidades dos usuários, sejam deficientes, idosos e portadores de deficiências temporárias.

CHAT

Coloque seus dados para entrar em contato

Próximo