Escada Acessível – interligando ambientes, diminuindo distâncias e respeitando diferenças

Por
Escada Acessível 24, fevereiro 2017
post-solução-em-escadas

Quando falamos em escada acessível estamos seguindo a tendência mundial de projetar espaços, equipamentos e utilidades considerando a diversidade de tipos humanos, adotando um Desenho Universal que sirva ao máximo de pessoas diferentes, de forma a assegurar que qualquer um possa usar. Que seja seguro e confortável, simples e integrado com as outras soluções como trechos táteis, sinalizações, rampas, mapa tátil etc.

Não só no Brasil, mas em todo mundo a preocupação com as diferenças entre as pessoas é cada vez maior. Arquitetos, engenheiros, construtores e administradores, bem como os poderes públicos constituídos, planejam, constroem ou promovem adaptações nos espaços, com objetivo maior de proporcionar a todos o direito de desfrutar plenamente do lugar em que vivem.

Cuidar da acessibilidade é colaborar para melhorar a qualidade de vida de muita gente, inclusive a nossa; mostramos respeito pelas diferenças físicas e sensoriais entre as pessoas e pelas mudanças que acontecem com o nosso corpo desde a infância até a velhice. Por outro lado vale lembrar que a maior parte da população, em algum momento, encontra dificuldades para realizar atividades simples, como circular pela calçada ou dentro de um edifício por exemplo. São idosos, crianças pessoas obesas, grávidas ou com alguma limitação ou deficiência, definitiva ou temporária.

A escada acessível é parte de um universo de outras itens de acessibilidade. E deve estar integrada ao ambiente que garante acessibilidade com conforto e nas dimensões adequadas, com placas sinalizadoras em Braille para Corrimão, Anéis de Textura para corrimão, sinalizadores de degraus fotoluminescente, Fitas antiderrapante e Elemento ou Placa Tátil de Alerta.

Como todo ambiente destinado à acessibilidade, a escada acessível também é gestada pela ABNT por meio de suas normas e leis. Todos os trajetos que levam às escadas, bem como às rampas devem ser bem planejados e sinalizados e todos os elementos fixados com o objetivo de servir de apoio para as pessoas, como corrimãos e barras, têm que estar muito bem presos e chumbados para suportar grandes esforços. Em escadas que interligam andares, junto à porta de cada pavimento, é bom marcar em relevo o número do andar e em Braille no corrimão, no início e no final dos vãos. Essas providências são de grande importância e auxiliam pessoas cegas ou com baixa visão.

Agregado a isso, para maior segurança de todos, quando a rota de fuga incluir escadas de emergência, é preciso reservar áreas de resgate para cadeira de rodas, ventiladas e fora do fluxo principal de circulação. Essas rotas devem ser sinalizadas e iluminadas com dispositivo de guia instalados bem como a devida instalada de placas de rota de fuga e o adesivo que sinaliza a área de resgate para pessoa com deficiência.

Também é preciso dar atenção ao destino após utilizar as escadas. Por exemplo, quando a pessoa com deficiência visual chega ao destino, como apartamento ou escritório, os números das portas devem ser preferencialmente em relevo, para facilitar a orientação da pessoa cega e a cor do piso tátil direcional e piso tátil alerta, de cor contrastante ao piso geral.

É bom lembrar que em obras novas e projetos, o certo é incorporar todas as recomendações da Norma Brasileira de Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos - NBR 9050. E agregado às normas, precisamos ter uma cidade e edificações acessíveis, sem barreiras, que garanta ao cidadão, segurança, bem estar e acesso, bem como seu direito de ir e vir. Os desafios urbanos estão no presente e se projetam para o futuro e já não podemos pensar em padrões, mas nas diferenças que caracterizam a população.
A Solução Acessível - Empresa Especialista em Acessibilidade, possui todos os itens para compor uma Escada Acessível, bem como todos os outros ambientes que levam até ela.

A Solução Acessível, mais que uma empresa com grande estoque de produtos para acessibilidade, se constituiu, ao longo dos anos, em referência no seguimento, preocupada que é com a sociedade inclusiva como marca da modernidade. Para a empresa e seus gestores, é fundamental o despertar da sociedade para esta responsabilidade social e solidária, onde é fundamental a ação conjunta de todos os segmentos, para vencermos preconceitos, evitando por consequência a discriminação e ampliando sobremaneira as chances de cada ser humano viver sua liberdade.

Estamos de Recesso no Período de 21/12 a 02/01/2019