Existe norma que define as cores dos pisos táteis? Como saber se estou usando o piso tátil na cor certa?

Por
AcessibilidadeCalçada AcessívelHotéisNormas, Decretos e LeisPiso TátilPlacas e Sinalizaçõespousadas e similaresSolução em Condomínios 26, setembro 2018
Cores de piso tátil
Existe norma que define as cores dos pisos táteis?
Como saber se estou usando o piso tátil na cor certa?
SOLUÇÃO ACESSÍVEL RESPONDE
Existe sim uma norma que define a cor do piso tátil, assim como também com relação às suas dimensões. Trata-se da NBR 16537/2016, no item 5.6. E para saber se está usando o piso tátil na cor certa, basta levar em consideração que a composição de sinalização tátil de alerta e direcional deve possuir a mesma cor, evitando confusão visual e ambiente confuso e esteticamente cansativo. Por outro lado deve estar em cor diferenciada ao piso que estiver ao redor.
Cores para Piso Tátil
Piso tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia, sempre perceptíveis por pessoas com deficiência visual e baixa visão.
A cor das faixas que compõem uma sinalização tátil direcional devem ser constantes, evitando o mosaico de cores, que além de tornar o ambiente confuso e esteticamente cansativo, atrapalha a interpretação da sinalização, lembrando que nem todos os deficientes visuais são totalmente cegos, pois há o grupo das pessoas com diferentes tipos de baixa visão.
A sinalização tátil de alerta utilizada nas mudanças de direção deve possuir a mesma cor da sinalização tátil direcional. O contrário torna-se  agravante a confusão visual na sinalização.
De acordo com a norma técnica, se houver variação de cor do piso adjacente nos diferentes ambientes pelos quais passa a sinalização tátil direcional, deve ser utilizada uma única cor de piso tátil que contraste com todas elas ao mesmo tempo, ou seja, além da cor do piso tátil, devemos levar em consideração a cor do piso adjacente.
Na NBR 16537/2016, há um item (5.6) que traz a escala de cores com os seus contrastes, facilitando a escolha das cores corretas ao se elaborar uma calçada ou qualquer outro ambiente que exija o piso tátil. Contudo, nesse caso,  o senso estético é o que prevalece, sempre levando em conta que a cor do piso tátil deve ser diferente do piso adjacente. Em ambientes externos, como calçadas por exemplo, a cor amarela tem sido a mais recomendada, haja vista ser a que reflete melhor a luz.
A Solução Acessível, empresa especialista em acessibilidade, tem hoje o melhor estoque de piso do país, nas cores e dimensões ditadas pelas normas, especialmente pela ABNT 9050.
Acesse o site www.solucaoacessivel.com.br e saiba mais.
Estamos de Recesso no Período de 21/12 a 02/01/2019