SOLUÇÃO EM CONSULTORIA – equipe especializada em acessibilidade

Por
Solução em Consultoria 24, março 2017
post-solução-em-consultoria

Acessibilidade é dar condições à toda população, de acesso a um lugar ou conjunto de lugares, permitindo principalmente, que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem e/ou sejam inseridas em atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, garantindo adaptação e locomoção, e resguardando o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar.

São muitas as barreiras arquitetônicas encontradas no meio urbano, como calçadas irregulares e sem trecho tátil, escadas íngremes e sem corrimãos, portas estreitas, degraus na entrada de estabelecimentos, pisos escorregadios, ausência de sinalização em braille, banheiros mal projetados, dentre outras coisas. Para ter uma cidade acessível a todos, deve-se respeitar a diversidade física e sensorial entre as pessoas e as modificações pelas quais se sujeitam o nosso corpo, da infância à velhice passando por momentos de deficiência momentânea, como um pé quebrado por exemplo, e culminando com os portadores de deficiência plena ou mobilidade reduzida.

Por tudo isso deve-se pensar sempre na inclusão, com as rampas, calçadas mais largas, sinalização nas calçadas para deficientes visuais, sinaleira para pedestres e ciclovias, banheiros acessíveis, sinalização em braille etc. Sempre com a temática principal de atender, primeiramente as necessidades do cliente que precisa de soluções para sua obra, agregando o melhor custo/benefício, a Solução Acessível, empresa especialista em acessibilidade, tem, como consequência, contribuído para a promoção do conceito que garante plena acessibilidade a todos os componentes de qualquer ambiente, respeitando a diversidade humana.

Resumidamente existem duas grandes etapas na realização de uma obra: o PROJETO e a EXECUÇÃO. O projeto consiste no planejamento e detalhamento e a execução está ligada diretamente à mão de obra. Lembrando que os projetos de edificações devem estar em conformidade com as chamadas Normas de Desempenho (NBRs), que estabelece critérios a serem utilizados e estudados na fase do projeto, garantindo o completo cumprimento na fase da execução.

Com uma equipe especializada a Solução Acessível está preparada para orientar o cliente na elaboração e concepção de projetos em acessibilidade para que a obra fique correta e funcional, de acordo com as normas ABNT NBR 9050 e outras pertinentes, garantindo custo/benefício adequado nas instalações de pisos táteis, barras de apoio, banheiros, etc., além de ter um dos melhores estoques do país.

A Solução Acessível oferece produtos e serviços para acessibilidade para todas as demandas, atendendo tantos clientes privados como ao poder público. Tudo isso levou a Solução Acessível a ser líder no mercado.

 

Glossário:

 

ACESSIBILIDADE: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.

ACESSÍVEL: Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida. O termo acessível implica tanto acessibilidade física como de comunicação.

A importância da acessibilidade está na Inclusão Social, sendo que quando a sociedade modifica a edificação e o ambiente urbano, visando contemplar este aspecto, todas as pessoas podem ter acesso, além de participarem juntas e ativamente nos mesmos locais.

MOBILIDADE URBANA: A mobilidade urbana pode ser compreendida como a facilidade de deslocamento das pessoas na cidade, utilizando diferentes meios, vias e toda a infraestrutura urbana. Uma cidade com boa mobilidade urbana é a que proporciona às pessoas deslocamento confortável e seguro num tempo razoável.

Ao se caminhar pelas ruas das cidades, o que se observa é a presença de vias e espaços públicos totalmente desprovidos de meios de acessibilidades para pessoas que apresentem alguma limitação de movimento.
“Pensar a mobilidade urbana é, portanto, pensar sobre como organizar os usos e a ocupação da cidade e a melhor forma de garantir o acesso das pessoas e bens ao que a cidade oferece, e não apenas pensar os meios de transporte e trânsito” (SANTO E VAZ, 2005) -ref.: Wordpress – 2012 apud Julio Lopes Marcio Fortes 2012.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Nas últimas décadas, o assunto acessibilidade e mobilidade vem sendo mais debatidos na área de arquitetura e urbanismo; as cidades estão olhando com mais preocupação para criar espaços agradáveis e sustentáveis, na busca de um melhor estilo de vida para as populações. Assim a mobilidade urbana e predial acabam tendo grande impacto na economia local e na qualidade de vida das pessoas.

Pensar a mobilidade urbana e dos prédios e residencias de modo mais eficiente no que se refere os setores sociais, econômicos e ambientais, é sustentabilidade. Pensar a mobilidade com mais tecnologia e inovação, é um dos mais urgentes desafios deste século. Apesar das diversas dificuldades encontradas nas cidades, ainda assim existem soluções.

A Solução Acessível é uma empresa especializada na venda de materiais/produtos e consultoria para clientes que necessitam de construir obra acessível ou adequar obra existente aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE/PCD), devidamente de acordo com normas técnicas da ABNT 9050.

A Solução Acessível tem em seu quadro de funcionários, profissionais qualificados nas diversas áreas para oferecer ao cliente garantia de que será atendido em sua demanda, com agilidade, segurança e acima de tudo com economia.
Lembrando ainda que no município de Goiânia, por meio de Lei Orgânica e pela força da Lei 8.644, do Estatuto do Pedestre, desde o dia 15 de dezembro de 2015, para obter o HABITE-SE de qualquer obra é necessário a implantação de PISO TÁTIL DIRECIONAL e de ALERTA nas calçadas.

Estamos de Recesso no Período de 21/12 a 02/01/2019