Seminário de acessibilidade do Crea GO

Pesquisar
E-mail: contato@solucaoacessivel.com.br
Solução Acessível Contato blog
Pesquisar
Close this search box.

Solução Acessível no I Seminário
de Acessibilidade do Crea-GO

A Solução Acessível, empresa pioneira em acessibilidade no Estado de Goiás participou, do I Seminário de Acessibilidade CREA GO. O evento ocorreu no dia 30 de abril.

Para a diretoria da Solução Acessível, a acessibilidade no Crea acarreta na valorização dos profissionais que atuam no setor, bem como impulsiona a cultura da inclusão universal. Para a empresa, mais que obedecer normas e decretos é preciso promover a cultura da inclusão social. “Nisso, está de parabéns o Crea-GO, que sai na frente promovendo e garantindo acessibilidade em edificações”.

“O Crea-GO adotou, nos últimos anos, diversas medidas visando garantir a acessibilidade em edificações, mobiliário, equipamentos e no espaço urbano”. Francisco Almeida ainda ressaltou que o Conselho goiano também tem agido por meio da assinatura de convênios.

Seminário de acessibilidade do Crea GO

“Trabalhamos com a implementação da fiscalização proativa de edificações e equipamentos com indícios de falta de acessibilidade com base em dados fornecidos pelo sistema de Business Inteligence (BI); e a realização de atividades voltadas à difusão de leis e normas de acessibilidade”

Francisco Almeida – Eng. Presidente do Crea-GO.
 
Trecho tátil

Temas abordados - Seminário de acessibilidade

Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, realizou-se uma rota de convivência no saguão do local, os participantes puderam simular situações, ou seja, transitar com olhos vendados e bengala em trecho tátil. Paralelo à preocupação na valorização e capacitação de profissionais ligados ao setor de acessibilidade, o Crea-GO também tem realizado vistorias em órgãos públicos, escolas, supermercados, shoppings, universidades, hospitais e outros, para verificar o atendimento à legislação referente à acessibilidade. Nesse contexto, o presidente da entidade, Eng. Francisco Almeida, destacou a importância da engenharia para a acessibilidade e do trabalho do Conselho goiano em favor dela.

Programação do evento

Três foram os painéis abordados: Legislação referente à Acessibilidade, Acessibilidade e Mobilidade Urbana e Critérios Técnicos de Acessibilidade.

Legislação referente à Acessibilidade

“Fizemos uma abordagem sobre a equiparação das pessoas com deficiências com as demais pessoas, o que, para acontecer, é necessário que haja a acessibilidade”

Antônio José do Nascimento, superintendente de Direito da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida
 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de Goiás (CAODH/MP-GO) e procurador de Justiça André Luiz Ribeiro Duarte, destacou os principais conceitos legais de pessoas com deficiência. “Falamos sobre a legislação, sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, além da convenção internacional da qual o Brasil é signatário, fazendo uma abordagem geral”, explicou o palestrante.

O promotor também frisou o papel do MP-GO em relação à efetivação desses direitos assegurados nas leis e nos tratados internacionais. “Os direitos das pessoas com deficiência estão assegurados. Agora, precisam sair do papel. Não pode haver omissão estatal em relação à resolutividade no que tange à acessibilidade”, ressaltou.

No evento, foi distribuído aos participantes a cartilha “Viva Acessibilidade!”, produzida pelo MP-GO. O material busca explicar ao público a definição de acessibilidade, seu alcance, legislação aplicável, principais entraves e possíveis soluções.

Acessibilidade e Mobilidade Urbana

No segundo painel, a Arq. Urb. Maria Francisca da Silva abordou sobre o projeto desenvolvido nas calçadas da Rua 10/Avenida Universitária, em Goiânia. “É um projeto concluído e a experiência é considerada maravilhosa. Infelizmente não há manutenção, mas está implantada e em plena utilização”, explicou. Para a arquiteta, a acessibilidade deve ser cada vez mais discutida. 

“Acho magnífica a iniciativa do Crea de promover este seminário”.

Maria Francisda da Silva – Arquiteta.
 

Critérios Técnicos de Acessibilidade

Ivanilde Maria de Resende Abdala, Arq. Urb. levantou o debate sobre legislação e critérios técnicos para calçadas. A arquiteta tratou da história de Goiânia em relação a acessibilidade nesse meio. “Falamos de quando a cidade começou com a Comissão Permanente de Acessibilidade, até chegar à atual Comissão Técnica e Permanente de Acessibilidade, […] Destacamos o que tem sido feito, incluindo a calçada acessível com acessos que estão sendo implantadas ao redor do Paço Municipal, além dos desenhos e as melhores maneiras de executar as calçadas, de acordo com as legislações”.

Durante o encontro, foi disponibilizado o acesso à cartilha “O Profissional do Sistema Confea/Crea e sua Responsabilidade na Garantia da Acessibilidade”. Material elaborado pela Comissão de Acessibilidade do Conselho. Disponível virtualmente, o documento apresenta modelos aplicados de acessibilidade na engenharia, legislação e normas técnicas. 

Crea-GO

CREA-GO.

“Nisso, está de parabéns o Crea-GO, que sai na frente promovendo e garantindo acessibilidade em edificações”

Luciano Santos – Diretor da Solução Acessível.
 

 

O I Seminário de Acessibilidade no Crea-GO visou a conscientização de profissionais atuantes na área. Engenheiros, arquitetos, estudantes e representantes de órgãos municipais e estaduais estiveram presentes no evento. 
Atenta às necessidades, a Solução Acessível, disponibilizou sua completa linha de produtos e técnicos para esclarecerem dúvidas e falar da adequada aplicação dos produtos

I Seminário de Acessibilidade do Crea-GO, BLOG Stand da Solução Acessível no CREA-GO.Stand da Solução Acessível no CREA-GO.Stand da Solução Acessível no CREA-GO.
[hfe_template id='17301']