Solução Acessível

Pesquisar
Piso Tátil de Concreto

Piso Tátil de Concreto Para Calçadas e Áreas Externas

Está Fazendo a Calçada Acessível e precisa de um piso tátil de concreto de qualidade?

Quer adquirir o melhor Piso do País? Entre em contato  conosco!

Enviamos para todo Brasil!

Piso Tátil de Concreto

Garante que as pessoas com deficiência visual não se percam, tendo um andar que facilite saber onde estão andando, sem precisar pedir ajuda. Produtos em concreto exclusivos para ambientes externos, caracterizados por textura e cor contrastantes em relação ao piso adjacente. Indicado para locais com grande fluxo de pessoas, como agências bancárias, auditórios, teatros, cinemas. Fundamental para a orientação de rotas acessíveis. Antes da instalação, consulte a NBR e os decretos locais.

Ficha Técnica

  • Tamanho: 25 x 25 x 2,5

  • Peso estimado: 2,5 kg

  • Cores: natural, amarelo e vermelho

Orientações

O alerta apresenta relevo na forma de pontos e é utilizado para as mudanças de direção, desníveis e identificação de situações de riscos e obstáculos suspensos. Já o direcional, deve ser instalado tanto nas áreas de circulação como na ausência ou interrupção de uma guia de balizamento que indique o caminho a ser percorrido e também em espaços amplos. 

Fique atento às configurações alerta, direcional e as dimensões exigidas pelas normas e decretos locais. Além disso suas características de desenho, relevo e dimensão, devem estar em conformidade com as especificações contidas na norma técnica ABNT NBR 9050. 

Durante a instalação, certifique-se dos materiais utilizados, pois sua qualidade pode afetar tanto a estrutura como o desempenho do produto.

É uma sinalização tátil através de piso, no chão, que serve para direcionar o deficiente visual ou com baixa visão por um trecho/caminho visando segurança se aplicado corretamente. Seus relevos dentro da norma NBR 9050/20 e NBR 16537/16, possibilita que a sensibilidade dos pés ou da bengala durante o uso, e a cor contrastante ao piso adjacente, dá ao baixa visão o sentido por vultos.

O Piso deve seguir as exigências da norma da ABNT NBR 16.537/16 e ABNT NBR 9050/2020, porém duas características são fundamentais, as alturas dos elementos no piso, seja alerta ou direcional e o contraste da cor do piso adjacente para servir de vulto ao deficiente de baixa visão.

É a combinação entre o Piso Alerta e o Piso Direcional, essa composição obedecendo as normas NBR 16.537/16 e ABNT 9050/2020, possibilita o trajeto do deficiente visual e/ou baixa visão pelo caminho a ser percorrido. Esse trecho deve ser completo com a inserção de mapa tátil nos inicios dos percursos e de placas em braile com identificação em portas, portais, elevadores e escadas.

Como o próprio nome diz o Piso tátil Alerta, serve para alertar de algum perigo eminente, como: degrau, rampas, plataformas, mudança de direção. Possui relevos como fosse bolinhas, em sua superfície.

Enquanto que o Piso Tátil Direcional é como se fosse sinal verde, siga, caminho livre. Deve ser aplicado de maneira correta para que não ofereça risco. Possui relevos como se fosse traços, ou riscas.

Basicamente temos o Piso Alerta e o Piso Direcional, porém hoje no mercado existe vários tipos de materiais. Como: (ao clicar em algum desses, será direcionado para pagina comercial) Piso tátil de Concreto; PVC ou Emborrachado; PP; Concrellato; Porcelanato; Por Elemento Inox ou PVC; Em placa; Em faixa.

Vários desses nomes são nomes comerciais da Solução Acessível.

O Piso Tátil é fabricado com os devidos relevos, capazes de serem detectados pelos pés ou bengalas do deficiente visual ou baixa visão. Sua correta composição de piso tátil alerta e piso tátil direcional forma o trecho tátil (Sinalização Tátil) e a cor contrastante dá à baixa visão a diferença de vulto entre as cores. Esse caminho tátil quando combinado com o mapa tátil e a sinalização em braile, ajuda muito o deslocamento das pessoas com esse tipo de deficiência.

Com objetivo de realizar algumas citações, no Brasil temos algumas leis que trata o Piso tátil: Lei Federal nº 10.098/2000. Normas gerais básicas para adequação de acessibilidade.

Decreto Federal nº 5.296/2004 estabelece as normas técnicas de acessibilidade, detalha obrigações em espaços públicos e privados.

Decreto Municipal: 58.611/2019 – Decreto Municipal de Calçadas.

Lei Complementar nº 324, de 28 de novembro de 2019, base para calçada de Goiânia.

Ressaltamos que constantemente as leis e normas sofrem alterações, decretos viram leis, e leis são modificadas, então recomendamos que na data de sua pesquisa verifique o que tem de atualizado para realizar um bom trabalho, em adequações de acessibilidades.

Temos como base o piso tátil 25×25 cm, que é um dos mais comuns utilizados, nesta medida você precisará de 4 unidades de piso tátil direcional por metro linear, já o piso tátil alerta vai depender do obstáculo que deseja sinalizar. Veja o desenho abaixo:

Ou seja, para cada mudança de direção são 4 unidades, quando há um entroncamento a direita ou a esquerda utiliza-se 6 unidades, quando o entroncamento for para os dois lados são 9 unidades, em leve mudança de direção, 3 unidades, em rampas de rebaixamentos e escadas, ver largura da rampa ou escada.

Estude bem a norma, o trecho tátil bem feito é de grande valia ao deficiente visual ou baixa visão, porém se mal feito ou descontinuado oferece riscos e de nada serve. Não esqueça de completar com a sinalização em braile em mapas braile e sinalização em portas, escadas, elevadores.

Conforme é explicado nas normas de acessibilidade, o contraste entre a cor do piso tátil e o chão em que ele vai ser instalado é fundamental para o deficiente de baixa visão, que conseguirá ver o vulto dessa diferença.

Vários os fatores devem ser levados em consideração, primeiro o que consta na norma do piso tátil NBR 16.357/16, cujo o quadro de contraste está logo abaixo. E depois o que está sendo usados dentro de sua região, cidade. Existe vários decretos municipais que cita o piso tátil amarelo como padronização, por exemplo. Em casos de instituições financeiras também tem padronizações, a Caixa Econômica, por exemplo, usa o piso tátil azul. Os Correios usavam o piso tátil amarelo, e assim por diante.

Na página 10, da norma NBR 16.357, na figura: 10 de Contraste Recomendáveis, temos uma combinação de cores, que pode ser resumido da seguinte forma:

Uma dica comercial é o piso tátil preto para adjacência clara, mesmo porque ele apresenta menos a sujeira e fica bonito por mais tempo. O piso tátil amarelo, também, por sua vez, é muito recomendado, serve muito para as pessoa que tem baixa visão. É logico que cada cliente tem suas preferencias, como a Caixa Econômica e cada Instituição financeira ou universidade. Observe a questão dos contrastes e faça uma boa escolha, fugindo de cores personalizadas, como lilás, branco, e cores não comerciais. 

Informar: sua correta instalação embasada na norma 16357/16, transmite a informação de direção, de obstáculo, de perigo ao deficiente visual.

Orientar: Com a completa instalação, incluindo mapa tátil, placa em braile e trecho completo, o deficiente visual consegue se orientar no trajeto dentro de uma universidade por exemplo, dirigindo-se para o destino desejado.

Mudança de Direção: a composição do piso tátil direcional em conjunto com o piso tátil alerta, possibilita informar que o trajeto poderá mudar para qualquer um dos lados, pode continuar ou estará parando o percurso.

Sinalizar Perigo ao Deficiente Visual: O piso tátil Alerta informa margem de patamares em pontos de ônibus, trem, metro. Sinaliza começo e final de rampas e escadas; Porta de elevadores e Faixa de pedestres.

Promoção Piso Tátil. Compre Agora!