Solução Acessível

Pesquisar

Piso Tátil em PVC / Emborrachado

Está fazendo o trecho tátil para o deficiente visual? Precisa de rapidez para entregar sua obra nas conformidades da Norma ABNT 9050 e/ou NBR 16.537/16 dedicada a normatizar a sinalização tátil?

Não perca tempo! Entre em contato agora mesmo e adquira o melhor Piso Tátil do Pais. Chama no WhatsApp:

Enviamos para todo Brasil!

Seu tamanho é padrão, 25x25cm, temos ele em diversas cores:

  • Azul
  • Amarelo
  • Vermelho
  • Preto
  • Cinza Claro
  • Cinza Escuro.

O Piso Tátil indica e orienta as pessoas portadoras de deficiência visual e/ou com baixa visão. O Piso de PVC é de uso exclusivo para ambientes internos (bancos, cinemas, teatros, auditórios e demais locais públicos com grande fluxo de pessoas). Para ambiente externo é indicado o Piso Tátil de Concreto.

Ficha Técnica

  • Material: piso tátil emborrachado em PVC

  • Cores: Azul, Amarelo, Vermelho, Preto, Cinza Claro e Cinza Escuro.

  • Dimensões (metros): 0,25 x 0,25 x 0,005

  • Quantidade caixa: 48 peças

  • Peso estimado: 8 kg

Orientações

Fique atento às configurações alerta e direcional e dimensões exigidas pelas normas e decretos locais.

Durante a instalação do Piso Tátil em PVC, faça o uso dos vedadores de bordas.

Evite produtos abrasivos e excesso de água, pois isso pode prejudicar o material, bem como comprometer seu desempenho e sua estrutura.

Lembre-se sempre de consultar os parâmetros e especificações das normas ABNT NBR 9050/2015 e ABNT NBR 16537/2016, bem como suas exigências. 

Obs.: No mercado existe uma dúvida sobre Piso Tátil emborrachado e de borracha. Os primeiros pisos táteis que foram fabricados em borracha, eram mais moles, dilatavam mais, sofriam mais com o calor, então resolveu-se fabricar em PVC, com o intuito de combater essa dilatação, porém eles eram muito rígidos. Aqui na Solução você encontra piso em PVC emborrachado, que tem mais de borracha, portanto, não é tão duro/rígido, o que facilita muito a questão da instalação.

A não ser em bancos, que normalmente é uma cor padrão interna de cada banco, a norma exige que o Piso Tátil seja contrastante a cor do Piso. Saiba mais!

Mas por que tem que ser contrastante?

Deficientes visuais, não são só aqueles que não enxergam nada, que perderam 100% da visão, também tem as pessoas que são baixa visão, que perderam 80% da visão por exemplo, e essas pessoas se guiam por vultos, assim se guiando pelo piso tátil que está se contrastando com o piso original.

Então não tem uma cor em especifico para sua obra, a lei só diz que tem que ser contrastante com a cor do piso.

Hoje temos os Pisos das seguintes cores:

  • Azul
  • Amarelo
  • Vermelho
  • Preto
  • Cinza Claro
  • Cinza Escuro
Piso Tátil de PVC

O tamanho dele é padrão, de acordo com a norma.

Medindo: 25x25x0,5cm

Normalmente é vendido por metro linear, onde em 1m vai 4 unidades de piso tátil.

Medidas Piso Tátil PVC

O Piso Tátil é instalado com cola, uma cola especial, muitos tentam instalar com cola de sapateiro, porém não fica bom, o piso solta com o tempo.

Outro produto indicado é o Vedador de Bordas, em que ao finalizar a instalação do Piso Tátil, você passa o Vedador nas laterais, assim impedindo que na hora de lavar o chão, entre água em baixo do piso, e assim está soltando futuramente. 

  1. Primeiro com uma fita crepe você demarca o chão onde vai ser o trecho tátil.
  2. Depois passe a cola especial no chão e no piso.
  3. Aguarde 15 minutos.
  4. Coloque o piso no chão.
  5. Espere o tempo correto de secagem.
  6. Após isso retire a fita.
  7. Para finalizar, aplique o vedador de borda nas bordas.
Piso Tátil como instalar

É uma sinalização tátil através de piso, no chão, que serve para direcionar o deficiente visual ou com baixa visão por um trecho/caminho visando segurança se aplicado corretamente. Seus relevos dentro da norma NBR 9050/20 e NBR 16537/16, possibilita que a sensibilidade dos pés ou da bengala durante o uso, e a cor contrastante ao piso adjacente, dá ao baixa visão o sentido por vultos.

O Piso deve seguir as exigências da norma da ABNT NBR 16.537/16 e ABNT NBR 9050/2020, porém duas características são fundamentais, as alturas dos elementos no piso, seja alerta ou direcional e o contraste da cor do piso adjacente para servir de vulto ao deficiente de baixa visão.

É a combinação entre o Piso Alerta e o Piso Direcional, essa composição obedecendo as normas NBR 16.537/16 e ABNT 9050/2020, possibilita o trajeto do deficiente visual e/ou baixa visão pelo caminho a ser percorrido. Esse trecho deve ser completo com a inserção de mapa tátil nos inicios dos percursos e de placas em braile com identificação em portas, portais, elevadores e escadas.

Como o próprio nome diz o Piso tátil Alerta, serve para alertar de algum perigo eminente, como: degrau, rampas, plataformas, mudança de direção. Possui relevos como fosse bolinhas, em sua superfície.

Enquanto que o Piso Tátil Direcional é como se fosse sinal verde, siga, caminho livre. Deve ser aplicado de maneira correta para que não ofereça risco. Possui relevos como se fosse traços, ou riscas.

Basicamente temos o Piso Alerta e o Piso Direcional, porém hoje no mercado existe vários tipos de materiais. Como: (ao clicar em algum desses, será direcionado para pagina comercial) Piso tátil de Concreto; PVC ou Emborrachado; PP; Concrellato; Porcelanato; Por Elemento Inox ou PVC; Em placa; Em faixa.

Vários desses nomes são nomes comerciais da Solução Acessível.

O Piso Tátil é fabricado com os devidos relevos, capazes de serem detectados pelos pés ou bengalas do deficiente visual ou baixa visão. Sua correta composição de piso tátil alerta e piso tátil direcional forma o trecho tátil (Sinalização Tátil) e a cor contrastante dá à baixa visão a diferença de vulto entre as cores. Esse caminho tátil quando combinado com o mapa tátil e a sinalização em braile, ajuda muito o deslocamento das pessoas com esse tipo de deficiência.

Com objetivo de realizar algumas citações, no Brasil temos algumas leis que trata o Piso tátil: Lei Federal nº 10.098/2000. Normas gerais básicas para adequação de acessibilidade.

Decreto Federal nº 5.296/2004 estabelece as normas técnicas de acessibilidade, detalha obrigações em espaços públicos e privados.

Decreto Municipal: 58.611/2019 – Decreto Municipal de Calçadas.

Lei Complementar nº 324, de 28 de novembro de 2019, base para calçada de Goiânia.

Ressaltamos que constantemente as leis e normas sofrem alterações, decretos viram leis, e leis são modificadas, então recomendamos que na data de sua pesquisa verifique o que tem de atualizado para realizar um bom trabalho, em adequações de acessibilidades.

Temos como base o piso tátil 25×25 cm, que é um dos mais comuns utilizados, nesta medida você precisará de 4 unidades de piso tátil direcional por metro linear, já o piso tátil alerta vai depender do obstáculo que deseja sinalizar. Veja o desenho abaixo:

Ou seja, para cada mudança de direção são 4 unidades, quando há um entroncamento a direita ou a esquerda utiliza-se 6 unidades, quando o entroncamento for para os dois lados são 9 unidades, em leve mudança de direção, 3 unidades, em rampas de rebaixamentos e escadas, ver largura da rampa ou escada.

Estude bem a norma, o trecho tátil bem feito é de grande valia ao deficiente visual ou baixa visão, porém se mal feito ou descontinuado oferece riscos e de nada serve. Não esqueça de completar com a sinalização em braile em mapas braile e sinalização em portas, escadas, elevadores.

Conforme é explicado nas normas de acessibilidade, o contraste entre a cor do piso tátil e o chão em que ele vai ser instalado é fundamental para o deficiente de baixa visão, que conseguirá ver o vulto dessa diferença.

Vários os fatores devem ser levados em consideração, primeiro o que consta na norma do piso tátil NBR 16.357/16, cujo o quadro de contraste está logo abaixo. E depois o que está sendo usados dentro de sua região, cidade. Existe vários decretos municipais que cita o piso tátil amarelo como padronização, por exemplo. Em casos de instituições financeiras também tem padronizações, a Caixa Econômica, por exemplo, usa o piso tátil azul. Os Correios usavam o piso tátil amarelo, e assim por diante.

Na página 10, da norma NBR 16.357, na figura: 10 de Contraste Recomendáveis, temos uma combinação de cores, que pode ser resumido da seguinte forma:

Uma dica comercial é o piso tátil preto para adjacência clara, mesmo porque ele apresenta menos a sujeira e fica bonito por mais tempo. O piso tátil amarelo, também, por sua vez, é muito recomendado, serve muito para as pessoa que tem baixa visão. É logico que cada cliente tem suas preferencias, como a Caixa Econômica e cada Instituição financeira ou universidade. Observe a questão dos contrastes e faça uma boa escolha, fugindo de cores personalizadas, como lilás, branco, e cores não comerciais. 

Informar: sua correta instalação embasada na norma 16357/16, transmite a informação de direção, de obstáculo, de perigo ao deficiente visual.

Orientar: Com a completa instalação, incluindo mapa tátil, placa em braile e trecho completo, o deficiente visual consegue se orientar no trajeto dentro de uma universidade por exemplo, dirigindo-se para o destino desejado.

Mudança de Direção: a composição do piso tátil direcional em conjunto com o piso tátil alerta, possibilita informar que o trajeto poderá mudar para qualquer um dos lados, pode continuar ou estará parando o percurso.

Sinalizar Perigo ao Deficiente Visual: O piso tátil Alerta informa margem de patamares em pontos de ônibus, trem, metro. Sinaliza começo e final de rampas e escadas; Porta de elevadores e Faixa de pedestres.